segunda-feira, 21 de abril de 2014

Tecnologias vindas do Cinema a favor da educação



Por ADAILSON PEREIRA e FABRÍCIA BARROS, Turma B.

Estamos no blog de Tecnologias Educacionais, certo? Disciplina ministrada pela Professora Msc. Umbelina Saraiva, que durante as aulas destacou entre tantos conceitos a evolução da tecnologia.
Sabemos que a Tecnologia surgiu com o próprio homem, é como se a tecnologia tivesse tido sua “gestação” ali mesmo. Estranho isso não é? Mas não dá pra conceber a ideia de que um está desconectado do outro. É comum, especialmente entre nós acadêmicos, confundirmos ou reduzirmos o termo “Tecnologia Educacional” apenas às mídias mais avançadas (recursos eletrônicos). Desconsideramos os avanços tecnológicos que mudaram a forma de aprender na história da educação, por exemplo, cite uma tecnologia educacional muito usado na década de 80 nas escolas, que não fazia uso de energia elétrica para seu uso?
Pensou? Ou você esqueceu-se do famoso e antigo “livro didático” (rsrsrsrsrsrsrsrs).
Nós, Fabrícia Barros e Adailson Pereira, ambos da Turma B da Pós de Docência do Ensino Superior (UESPI/2013), te convidamos para conhecer uma gama de recursos tecnológicos oriundos do cinema que podem se tornar elementos educacionais a favor do processo de ensino e aprendizagem. Aliás, esses instrumentos já provocam isso há muito tempo.
Dando uma vasculhada, ou melhor, uma “navegada” na internet, encontramos um blog, parecido com o nosso que traz uma lista genial cheia de BRINQUEDOS ÓPTICOS, que podem te iluminar e encantar no exercício da docência. Quer vir com a gente?
Acesse: http://precinema.wordpress.com/
Destacamos abaixo o Flipbook. Veja:

Flipbook
Criado em 1868 por John Barns Linnet os flip-books são pequenos livros “animados”.
Em Várias páginas, normalmente entre 25 a 50 folhas com o formato de mais ou menos 5×12 cm, são criadas uma sequencia de desenho e ao pegar esse livro ou caderno com o polegar, e saltar as folhas em uma velocidade constante, um pequeno desenho animado é gerado, sendo quase imperceptível ao olho fazer a “divisão” dos desenhos, assimilando-os como uma sequência de imagens continuas.
Em tempos de COPA DO MUNDO, vamos curtir um Flipbook "futebolístico".


7 comentários:

  1. é muito interessante a questão de valorizarmos os outros tipos de tecnologias que não é o computador, mas que nos inova, lápis e papel na mão, tornando um simples desenho em um filme que prende nossa atenção, parabéns para a dupla pelo o assunto. A tecnologia caminha com junto com a necessidade de romper barreiras.
    Jacqueline Canuto TURMA B

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  2. Verdade Adailson, as novas tecnologias não surgiram de si mesma mas a partir das tecnologias anteriores e que na sua época foram tão importantes quanto as hoje. E que também talvez causaram "espantos" rs em tanta gente, que se viam com medo de acessá-las.

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  3. Amei a iniciativa...Já havia conhecido esse exemplo em papel impresso. Aqui realista!!!

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  4. Muito interessante,causa na pessoa até uma ilusão ou seja uma confusão dos sentidos que provoca uma distorção da percepção. Tiramos a conclusão de que as novas tecnologias tiveram uma raiz para que se ramificasse. ótimo trabalho pelo grupo
    parabéns!! KÁTIA MARIA DE BRITO CUNHA TURMA B

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  5. Um viva a criatividade!!Viva a tecnologia!!

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  6. Vale a pena conferir os mais diversos recursos tecnológicos e utilizá-los em nossa prática pedagógica. É preciso disposição e vontade de inovar! Emília Rocha - turma A.

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