Por ADAILSON PEREIRA e FABRÍCIA BARROS, Turma B.
Estamos no blog de Tecnologias Educacionais, certo?
Disciplina ministrada pela Professora Msc. Umbelina Saraiva, que durante as aulas
destacou entre tantos conceitos a evolução da tecnologia.
Sabemos que a Tecnologia surgiu com o próprio homem,
é como se a tecnologia tivesse tido sua “gestação” ali mesmo. Estranho isso não
é? Mas não dá pra conceber a ideia de que um está desconectado do outro. É comum,
especialmente entre nós acadêmicos, confundirmos ou reduzirmos o termo “Tecnologia
Educacional” apenas às mídias mais avançadas (recursos eletrônicos).
Desconsideramos os avanços tecnológicos que mudaram a forma de aprender na
história da educação, por exemplo, cite uma tecnologia educacional muito usado
na década de 80 nas escolas, que não fazia uso de energia elétrica para seu
uso?
Pensou? Ou você esqueceu-se do famoso e antigo “livro
didático” (rsrsrsrsrsrsrsrs).
Nós, Fabrícia Barros e Adailson Pereira, ambos da
Turma B da Pós de Docência do Ensino Superior (UESPI/2013), te convidamos para conhecer
uma gama de recursos tecnológicos oriundos do cinema que podem se tornar
elementos educacionais a favor do processo de ensino e aprendizagem. Aliás,
esses instrumentos já provocam isso há muito tempo.
Dando uma vasculhada, ou melhor, uma “navegada” na
internet, encontramos um blog, parecido com o nosso que traz uma lista genial
cheia de BRINQUEDOS ÓPTICOS, que podem te iluminar e encantar no exercício da
docência. Quer vir com a gente?
Destacamos abaixo o Flipbook. Veja:
Flipbook
Criado em 1868 por John Barns Linnet os flip-books
são pequenos livros “animados”.
Em Várias páginas, normalmente entre 25 a 50
folhas com o formato de mais ou menos 5×12 cm, são criadas uma sequencia de
desenho e ao pegar esse livro ou caderno com o polegar, e saltar as folhas em
uma velocidade constante, um pequeno desenho animado é gerado, sendo quase
imperceptível ao olho fazer a “divisão” dos desenhos, assimilando-os como uma
sequência de imagens continuas.
Em tempos de COPA DO MUNDO, vamos curtir um Flipbook "futebolístico".
é muito interessante a questão de valorizarmos os outros tipos de tecnologias que não é o computador, mas que nos inova, lápis e papel na mão, tornando um simples desenho em um filme que prende nossa atenção, parabéns para a dupla pelo o assunto. A tecnologia caminha com junto com a necessidade de romper barreiras.
ResponderExcluirJacqueline Canuto TURMA B
Verdade Adailson, as novas tecnologias não surgiram de si mesma mas a partir das tecnologias anteriores e que na sua época foram tão importantes quanto as hoje. E que também talvez causaram "espantos" rs em tanta gente, que se viam com medo de acessá-las.
ResponderExcluirJeane Bispo, turma B.
ExcluirAmei a iniciativa...Já havia conhecido esse exemplo em papel impresso. Aqui realista!!!
ResponderExcluirMuito interessante,causa na pessoa até uma ilusão ou seja uma confusão dos sentidos que provoca uma distorção da percepção. Tiramos a conclusão de que as novas tecnologias tiveram uma raiz para que se ramificasse. ótimo trabalho pelo grupo
ResponderExcluirparabéns!! KÁTIA MARIA DE BRITO CUNHA TURMA B
Um viva a criatividade!!Viva a tecnologia!!
ResponderExcluirVale a pena conferir os mais diversos recursos tecnológicos e utilizá-los em nossa prática pedagógica. É preciso disposição e vontade de inovar! Emília Rocha - turma A.
ResponderExcluir