Deise Rodrigues/ Juliana Carvalho/ Karina Carvalho/ Nayla Kedma/ Sueiny Neves
O ensino da modalidade online suscita investimentos que vão além dos equipamentos tecnológicos. O Desenho Didático é fundamental para disponibilizar múltiplas experimentações e expressões, montar conexões em rede que permitam múltiplas ocorrências. Com a finalidade de formular problemas, provocar situações, arquitetar percursos, mobilizar a experiência do conhecimento. Logo, as iniciativas da EAD precisam vir acompanhadas de capacitação dos professores.
O desenho didático contempla uma intencionalidade pedagógica que garante a educação online como uma obra aberta, plástica, fluida, hipertextual e interativa. Através de dispositivos que permitem produzir, disponibilizar e compartilhar conteúdos digitalizados em diversos formatos e linguagens.
Assim, desenho didático é conceituado como uma de teia de conteúdos e situações de aprendizagens para estruturar uma aula online, contemplando as interfaces de conteúdo e comunicação. Para tanto, o desenho didático precisará estruturar links com textos, imagens, sons, palavras e para a elaboração desses conteúdos deverá contemplar princípios do hipertexto eletrônico, como: usabilidade, multivocalidade, intra e intertextualidade, multilinearidade.
SILVA, Marco; PESCE, Lucila; ZUIN, Antonio (Orgs.). Educação online: cenário, formação e questões didático-metodológicos. Rio de Janeiro: Wak Ed., 2010. p. 215-231.
O desenho didático, na formação de professores só tem a contribuir para uma melhor formação e desempenho em sala de aula. Através do uso dessa didática ele vai trabalhar a criatividade, o pensar, o refletir e o lado crítico dos seus educandos, considerando também uma variedade em conteúdo, pois se trabalha com pesquisas.
ResponderExcluirJuscelina Assunção - TURMA B
ExcluirExcelente postagem, o desenho didático como vocês citam é uma "teia de conteúdos e situações de aprendizagens" bastante eficaz, completo e interativo no ambiente virtual, ou seja, na educação online / EaD e um instrumento de grande auxílio ao professor para que de fato possa ocorrer a aprendizagem significativa. TURMA B.
ResponderExcluirO desenho didático é muito importante para o aprendizado, principalmente na área da pesquisa de formação de professores. Por ser online, a aula precisa de uma ferramenta que ajude o aluno a entender mais o assunto, que o ajude a visualizar o problema. Contudo, é necessário que o aluno tenha domínio para estruturar links com textos, imagens, sons, palavras e hipertexto eletrônico. Sabendo disso, o aluno poderá desfrutar das vantagens do desenho didático. TURMA B
ResponderExcluirMuito bem Jéssica! Por isso que o professor deve está sempre atualizado para manter o aluno contemplado com novos conhecimentos.
ExcluirConcordo com a Jéssica e parabenizo o grupo pela postagem acima! Viva o desenho didático!!! hehehe
ExcluirÉ muito mais fácil aprender tendo tantos recursos didáticos e criativos! Isso exige do professor conhecimento prévio dessas tecnologias e o preparo para adequá-las a cada novo conteúdo, a fim de que que os alunos tenham o máximo de aproveitamento!
Marinalva Lustosa - turma B
JANE AYRES - TURMA B. Gostei muito da apresentação do video. O desenho didático realmente funciona como um facilitador da aprendizagem e contribuindo assim para a docência online.
ResponderExcluirO desenho didático é importante para estruturar uma aula online, estruturando links com imagens, sons, textos e para a elaboração desses conteúdos, servindo de auxílio aos professores.
ResponderExcluirO trabalho explicito objetiva principal dessa estratégia didática é que os
ResponderExcluirprofessores se apropriem dos procedimentos de criação de projetos para dar aulas
com autonomia e autoria. o desenho didática contribuir muito na interatividade dos aluno com aprendizagem. Renata Azevedo Vasconcelos Turma B
Esta formação é necessária por entendermos que a prática interdisciplinar acontece tanto em relação aos conteúdos, como em relação à produção de recursos informáticos.A formação continuada em tecnologias deve ser um compromisso dos docentes, dos designers, dos coordenadores, dos gestores, das instituições, das políticas públicas e de todos os envolvidos nos verdadeiros processos de educação. excelente trabalho Kátia Maria de Brito Cunha turma B
ResponderExcluirMuito bom trabalho tecnologia são sempre esperança em facilitar as coisas, Leonice Gomes Cabral turma B
ResponderExcluirO desenho didático é mais uma ferramenta que veio enriquecer a aprendizagem e útil para aqueles que desejam desenvolver uma aula on-line.
ExcluirSocorro Rocha
O desenho didático pode oferecer aos professores troca de conhecimento, diálogo, além de outras contribuições para a sua prática. Além desses benefícios, a formação on line,traz facilidade e flexibilidade às pessoas que optaram por essa modalidade. O grupo abordou de forma essencial o conteúdo do texto.
ResponderExcluirAdorei o vídeo. Esclareceu que desenho didático é muito importante para o aprendizado, pois oferece a troca de conhecimento. Marcia Adriana (turma B)
ResponderExcluirse tivermos estimulo se torna muito mais fácil a compreensão, os desenhos didáticos tem essa função, atrair a atenção dos alunos. o professor está mais próximo do mundo do aluno e essa aproximação resultará em conhecimento.JACQUELINE CANUTO TURMA B.
ResponderExcluirÓtima apresentação, o desenho didático gera Interatividade que está diretamente associado a comunicação.
ResponderExcluirMostrou a importância do desenho didático sendo bastante importante para o aprendizado onde tem como propósito de formação e desempenho de professores. Adorei o vídeo apresentado esclareceu bastante sobre o assunto.Turma B
ResponderExcluirO DESENHO DIDÁTICO NA EDUCAÇÃO POSSIBILITA O DESENVOLVIMENTO DE DIVERSAS HABILIDADES.
ExcluirJANETE P. NEVES (TURMA B)
Trabalhar o lúdico na educação em especial o desenho didático é de suma importância para o desenvolvimento das habilidades dos alunos bem oportuniza o conhecimento de determinadas ferramentas de trabalho.
ExcluirJANETE PEREIRA NEVES (TURMA B)
Lendo a postagem acima, me felicito com a expressão: interativo. Vejo, como professor, que a prática metodológica utilizada por muitos companheiros de profissão independente do nível de ensino, não provoca uma interação entre conteúdo, aluno e professor. Sabemos da importância desta interação, pois através dela o conteúdo se torna mais visível aos olhos do aluno, é como uma porta que se abre. Fazer uso de práticas didáticas que possibilitem esta abertura de portas aos alunos é o desafio atual da formação de professores, especialmente à Docência do Ensino Superior.
ResponderExcluirGostaria de destacar também a palavra chave "interação". A interação entre conteúdo e aluno não deve acontecer apenas entre o meio virtual, mas fundamental que ocorra no meio presencial. Se não houver uma interação entre os sujeitos envolvidos com o conteúdo e o professor, dificilmente esta relação se fortalecerá no campo virtual. Embora, se percebe alguns alunos que prefiram realizar seus estudos no espaço virtual do que na interação do dia-a-dia. Sabemos que educação de fato acontece com a colaboração entre sujeitos, seja no campo virtual ou presencial a interação deve acontecer.
ResponderExcluirCom o desenho didático teremos cada vez mais a tela de computadores online, além dos celulares e televisões digitais como práticas direcionadas à mídia e aos sistemas de ensino presencial e à distância baseados na Pedagogia da transmissão, um ensino de qualidade.
ResponderExcluirO desenho didático é um verdadeiro sistema que disponibiliza conteúdos e possibilita a interação nesse universo online, onde professor e aluno se encontram.
ResponderExcluirO ensino da modalidade online suscita investimentos que vão além dos equipamentos tecnológicos. O desenho didático é fundamental para disponibilizar múltiplas experimentações e expressões, auxilia muito e enriquece o conteúdo dando uma nova interpretação dos textos e das atividades desenvolvidas em sala de aula.
ResponderExcluirTURMA B: CILENE