sábado, 5 de abril de 2014

Edvaldo Leandro, turma B

Desenho didático: Contribuições para a pesquisa sobre a formação de professores online

     Com essa grande ferramenta conhecida como internet, surgiu uma nova sala de aula, uma sala de aula que vai além de quatro paredes, ou seja, uma onde os alunos não precisão nem estar lado a lado. Uma nova modalidade, ou melhor, uma nova forma de ensinar surgiu. Hoje milhares de profissionais são formados através da modalidade online.
    Tal modalidade veio trazer uma flexibilidade para quem queira ter uma formação e ao mesmo tempo precisa, por exemplo, trabalhar ou cuidar de um lar, ou que tenha ainda outra atividade que tome uma boa parte do tempo do individuo.
      A internet veio sem dúvidas para facilitar a vida de milhares de pessoas, claro quando bem utilizada, e a educação pegou carona para se expandir e chegar a lugares e pessoas que antes não tinham acesso a ela. Sem dúvidas a partir de então várias pessoas tiveram acesso a cursos superiores, o Programa Universidade Aberta do Brasil (UAB) em bom exemplo de como a educação se utiliza da formação online.
      O desenho didático é a arquitetura de uma teia de conteúdos e situações de aprendizagem para estruturar uma sala de aula online,  disponibilizando essa teia de conteúdos para quem almeja uma formação.


SILVA,Marco; PESCE, Lucila; ZUIN, Antonio (Orbs.). Educação online: cenário, formação e questão didática-metodológica. Rio de Janeiro: Wark, 2010. p. 215-231.

12 comentários:

  1. Esta formação é necessária por entendermos que a prática interdisciplinar acontece tanto em relação aos conteúdos, como em relação à produção de recursos informáticos.A formação continuada em tecnologias deve ser um compromisso dos docentes, dos designers, dos coordenadores, dos gestores, das instituições, das políticas públicas e de todos os envolvidos nos verdadeiros processos de educação. Kátia Maria de Brito Cunha turma B

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É notório que o desenho didático é um recurso tecnológico de ensino importante para aqueles que almejam se formar, especializar ou capacitar na área tecnológica.
      Socorro Rocha-Turma-B

      Excluir
  2. . O acesso às redes de comunicação e informação
    agilizou a possibilidade para troca de ideias, a cooperação e o debate entre grupos
    de professores e estudantes. Muito bom trabalho Leonice Gomes Cabral turma B

    ResponderExcluir
  3. O desenho didático, está cada dia mais presente em nosso cotidiano, através de propaganda, outdoor, livros, jornais, revistas,em sala de aula, em programas de ensino etc. Tudo somente é possível pelo uso da tecnologia. Importante ressaltar que o avanço tecnológico está cada vez mais presente em nossas universidades, e isso só contribui para uma melhor formação profissional de nossos jovens. Juscelina Assunção - Turma B

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com a Juscelina, o avanço tecnológico é uma realidade presente, portanto, nossos métodos enquanto docentes devem ser reavaliados e devem evoluir também, para uma melhor formação nas universidades.
      Marinalva Lustosa - Turma B

      Excluir
  4. O desenho didático pode oferecer aos professores troca de conhecimento, diálogo, além de outras contribuições para a sua prática. Além desses benefícios, a formação on line,traz facilidade e flexibilidade às pessoas que optaram por essa modalidade.

    ResponderExcluir
  5. Marcia Adriana (Turma B)9 de abril de 2014 às 05:14

    Tá aí uma modalidade que deu certo. Esses cursos sempre são essencial para para formação, é maravilhoso. Marcia Adriana (turma B)

    ResponderExcluir
  6. O desenho didático é mais uma garantia de intercambio de ideias, proporciona interesse, vontade e desenvolve a criatividade. sua contribuição é certa para o ensino a distancia assim como ao presencial, cabe apenas ao professor planejar-se utilizando esta técnica, muito bom.

    Juliana Carvalho, Turma B

    ResponderExcluir
  7. Concordo com a aluna Leonice Gomes onde mostrou a real importância do desenho didático onde para troca de idéias, a cooperação e o debate entre grupos
    de professores e estudantes.Sendo importante devido a flexibilidade do ensino a distância onde o aluno deve se organizar para realizar as tarefas e realiza- la de acordo com seu horário de disponibilidade!Turma B

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode-se considerar o desenho didático como um elo de possibilidades, de vontades, de disponibilidades, de oportunidades, que sem duvida contribui para o processo de ensino aprendizado seja ele ministrado no ambiente físico ou não físico.
      JANETE PEREIRA NEVES (TURMA B)

      Excluir
  8. Em nossa realidade, ou seja, neste contexto sociotécnico do computador online, a interatividade manifesta-se nas práticas comunicacionais como e-mails, listas, blogs, videologs, jornalismo online, Wikipédia, Youtube, msn Messenger, Orkut, chats, mp3 e novos empreendimentos que aglutinam grupos de interesse como cibercidades, games, softwares livres, ciberativismo, webarte, música eletrônica. Cada sujeito pode adicionar, retirar e modificar conteúdos dessa estrutura; pode disparar informações e não somente receber, uma vez que o polo da emissão está liberado; pode alimentar laços comunitários de troca de competências, de coletivização dos saberes, de construção colaborativa de conhecimento e de sociabilidade (Lemos, 2002). Assim o desenho didático permite a construção do conhecimento através da interação e trocas, possibilitando a comunicação, o maior interesse pela aula e oportunidades de processos de aprendizagem! Importante contribuição tem essa postagem. Sueiny Neves - Turma B

    ResponderExcluir
  9. O desenho didático é um tipo de mídia informativa, ela se encontra no nosso dia a dia, através de jornais, revistas, periódicos, propagandas e etc; Dentro da sala de aula não poderia ser diferente, pois cada vez mais a tecnologia esta inserida e facilitando assim no processo de aprendizagem! Laís Malta Turma B

    ResponderExcluir