sexta-feira, 18 de abril de 2014

Aprendizagem colaborativa e ensino virtual: uma experiência no dia-a-dia de uma universidade a distância (Vídeo)

Sabemos que a aprendizagem possui uma dimensão individual na análise e construção de conceitos, mas que se desenvolve também em colaboração com outros sujeitos. Isso se define em uma aprendizagem em rede.
Percebemos este tipo de aprendizagem através das características que se apresentam no processo, tais como: responsabilidade individual, interdependência positiva, habilidades em colaboração, interação promotora e processo de grupo. Estas características contribuem de uma forma onde o grupo trabalha com o intuito de alcançar melhorias que sozinhos não alcançariam.
Este trabalho favorece produções coletivas, em que os indivíduos coletivamente realizam suas produções, consequentemente surge uma comunicação horizontal, que estabelece um diálogo entre iguais excluindo qualquer postura hierárquica.
O ensino-aprendizagem realizado desta maneira provoca certo desconforto nos alunos no início da proposta, uma vez que estão acostumados com o modelo tradicional. Entretanto percebem as qualidades que a aprendizagem colaborativa oferece e se deixam envolver com este novo modo de aprender.

Acima você confere uma produção feita pelos alunos da Pós em Docência do Ensino Superior (Turma B - UESPI/2013) - Adailson, José, Larissa, Leonice e Lís. Orientação da Professora Msc. Umbelina Saraiva. O Vídeo procura aprofundar os conceitos sobre a aprendizagem colaborativa.

17 comentários:

  1. A presente temática destaca a aprendizagem colaborativa e suas características na educação a distância, onde os alunos constroem seus conhecimentos com a interação com outros sujeitos de forma horizontal, com participação, responsabilidade, colaboração coletiva de todos os envolvidos no processo de ensino aprendizado, diferentemente do ensino presencial em que os alunos vivem atrelados ao modelo individual onde só faço a minha parte o meu trabalho. A EAD sugere esse novo modelo de ensino, e é necessário reconhecermos sua importância para a nossa sociedade. É importante salientar que o grupo além de teorizar o trabalhar sobre a aprendizagem colaborativa, praticou na medida que todos os envolvidos produziram um vídeo sobre o tem proposto.
    JANETE PEREIRA NEVES (TURMA B)

    ResponderExcluir
  2. opa! tema proposto.
    JANETE PEREIRA NEVES (TURMA B)

    ResponderExcluir
  3. Fabricia Barros (Turma B)19 de abril de 2014 às 05:53

    Considero a aprendizagem colaborativa com uma forma de aprender que contribui em muito para a aquisição de valores para o trabalho em grupo. Através da leitura do texto e do vídeo acima, percebemos que a aprendizagem colaborativa colabora com o alcance de objetivos comuns entre os sujeitos envolvidos. Um dos exemplos interessantes neste tipo de aprendizagem, nos mostra que em um trabalho escolar como o vídeo acima, você não consegue distinguir qual a parte feita por cada um dos membros do grupo, mas sim percebe-se um trabalho em colaboração.

    ResponderExcluir
  4. Neste trabalho, realizado pelo o grupo a qual faço parte, procuramos destacar as características da Aprendizagem Colaborativa, visto que se torna um método eficaz e inovador para o ensino atualmente. Eficaz - porque melhora a relação entre os sujeitos envolvidos no processo, uma vez que a negociação e a comunicação são elementos determinantes para o trabalho em grupo. Inovador - porque contrapõe ao modelo tradicional utilizado pelo sistema educacional, convidando o educando a fazer parte de um processo que favorece o trabalho colaborativo de modo que se conquiste objetivos comuns ao grupo, desenvolve o compromisso individual, pois me torno elemento fundamental para o bom andamento do grupo, entre outras características.

    ResponderExcluir
  5. Deise Rodrigues - Turma "B"
    Vejo a aprendizagem colaborativa como um meio de se trabalhar em equipe, ao mesmo tempo em que há uma troca de conhecimentos pois cada um tem sua individualidade e opiniões. Nos trabalhos feitos em equipe, podemos observar a riqueza de opiniões e contribuições à temática tratada, à exemplos estão nossos trabalhos. Aqui, há troca de conhecimentos e informações.

    ResponderExcluir
  6. Entendo essa temática como algo que vai além de aprender, permite o aluno apreender as etapas, processos e finalidades dos conteúdos, estimula ainda, ao exercício da organização, criatividade, comunicação e proatividade. A aprendizagem colaborativa é de fato, uma forma para construir conhecimentos.

    ResponderExcluir
  7. A aprendizagem colaborativa, relacionada à ideia de se aprender e trabalhar
    em grupo, busca atingir algo ou adquirir novos conhecimentos, sendo que a base da aprendizagem colaborativa está na interação e troca entre os alunos, com o objetivo de melhorar a competência dos mesmos para os trabalhos colaborativos em grupo. Muito bom...............bastante criatividade. Renata Azevedo Vasconcelos

    ResponderExcluir
  8. Lis Maria - Turma "B"
    Aprendizagem colaborativa e ensino virtual: uma experiência no dia a dia de uma universidade a distancia, é importante destacar a coautoria coletiva onde os sujeitos da ação educativa inicialmente assumam a autoria do seu processo de ensino e aprendizagem, onde o professor deixa o seu papel para ser mediador e ser um coautor do processo como os outros participantes.
    ( LIS MARIA CUNHA CARVALHO SILVA )

    ResponderExcluir
  9. O grupo mostrou que a aprendizagem colaborativa se dá através da cooperação para a realização de um trabalho em comum, ou seja, é necessário que as pessoas interajam para atingir um objetivo que não pode ser conseguido de forma individual. No entanto, percebemos que, ainda hoje, muitos indivíduos possuem certa resistência ao se trabalhar desta forma.

    ResponderExcluir
  10. O modelo de ensino virtual prova por meio da EAD e de outros meios virtuais, que é possível também haver aprendizagem colaborativa. Antes se pensava que isso só acontecia por meio do ensino presencial. Hoje já esta mais que provado que é muito possível a colaboração entre indivíduos em tempo real um contribuindo para o enriquecimento da aprendizagem uns dos outros. (Jeane Bispo, Turma B)

    ResponderExcluir
  11. Ao se pensar em trabalhar numa proposta de aprendizagem como a da
    aprendizagem colaborativa, Convém, no entanto, lembrar que a Internet poderá ser uma ferramenta para a criação de ambientes motivadores, interativos e colaborativos, mas somente disponibilizar algumas ferramentas como o e-mail, chats, fóruns não significará que os alunos irão compartilhar e estarão trabalhando com base na aprendizagem colaborativa.
    Tudo irá depender do projeto organizado pelo professor, da metodologia
    utilizada e do direcionamento pedagógico dado ao curso com o auxílio da tecnologia,
    porque tal tecnologia por si só, não garantirá a inovação nem a qualidade do ensino.

    BOM TRABALHO. Kátia Maria de Brito Cunha turma B


    ResponderExcluir
  12. Essa proposta de aprendizagem, dentro de princípios inovadores, permite que os
    discentes, por meio da troca entre pares e também com o docente, via Internet, possam construir conhecimentos coletivamente. Busca-se conceituar a aprendizagem colaborativa, considerando que sua base está na troca e interação entre os envolvidos. Leonice Gomes Cabral turma B

    ResponderExcluir
  13. Parabéns aos colegas do grupo, que nos mostraram de uma maneira criativa os principais aspectos da aprendizagem colaborativa . Parabéns!!!

    ResponderExcluir
  14. O grupo mostrou de uma maneira criativa os principais aspectos da aprendizagem colaborativa. Parabéns!

    ResponderExcluir
  15. A aprendizagem colaborativa esta relacionada com a colaboracao de alunos a fim de atingir o objetivo de um trabalho que eh a sua conclusai com exito, onde cada um com suas opnioes irao contribuir de forma significante para que isso aconteca. É de extrema importancia para a construcao do conhecimento atividades em grupos como esta.

    ResponderExcluir
  16. A aprendizagem colaborativa em minha opinião só tem a acrescentar no ensino aprendizagem. Possibilitando o dsenvolvimento da criatividade em sala de aula. Todos devem está aptos as mudanças.

    ResponderExcluir