Sabemos que a aprendizagem possui uma
dimensão individual na análise e construção de conceitos, mas que se desenvolve
também em colaboração com outros sujeitos. Isso se define em uma aprendizagem
em rede.
Percebemos este tipo de aprendizagem
através das características que se apresentam no processo, tais como:
responsabilidade individual, interdependência positiva, habilidades em
colaboração, interação promotora e processo de grupo. Estas características contribuem
de uma forma onde o grupo trabalha com o intuito de alcançar melhorias que
sozinhos não alcançariam.
Este trabalho favorece produções
coletivas, em que os indivíduos coletivamente realizam suas produções,
consequentemente surge uma comunicação horizontal, que estabelece um diálogo
entre iguais excluindo qualquer postura hierárquica.
O ensino-aprendizagem realizado desta
maneira provoca certo desconforto nos alunos no início da proposta, uma vez que
estão acostumados com o modelo tradicional. Entretanto percebem as qualidades
que a aprendizagem colaborativa oferece e se deixam envolver com este novo modo
de aprender.
Acima você confere uma produção feita
pelos alunos da Pós em Docência do Ensino Superior (Turma B - UESPI/2013) -
Adailson, José, Larissa, Leonice e Lís. Orientação da Professora Msc. Umbelina
Saraiva. O Vídeo procura aprofundar os conceitos sobre a aprendizagem
colaborativa.
A presente temática destaca a aprendizagem colaborativa e suas características na educação a distância, onde os alunos constroem seus conhecimentos com a interação com outros sujeitos de forma horizontal, com participação, responsabilidade, colaboração coletiva de todos os envolvidos no processo de ensino aprendizado, diferentemente do ensino presencial em que os alunos vivem atrelados ao modelo individual onde só faço a minha parte o meu trabalho. A EAD sugere esse novo modelo de ensino, e é necessário reconhecermos sua importância para a nossa sociedade. É importante salientar que o grupo além de teorizar o trabalhar sobre a aprendizagem colaborativa, praticou na medida que todos os envolvidos produziram um vídeo sobre o tem proposto.
ResponderExcluirJANETE PEREIRA NEVES (TURMA B)
opa! tema proposto.
ResponderExcluirJANETE PEREIRA NEVES (TURMA B)
Considero a aprendizagem colaborativa com uma forma de aprender que contribui em muito para a aquisição de valores para o trabalho em grupo. Através da leitura do texto e do vídeo acima, percebemos que a aprendizagem colaborativa colabora com o alcance de objetivos comuns entre os sujeitos envolvidos. Um dos exemplos interessantes neste tipo de aprendizagem, nos mostra que em um trabalho escolar como o vídeo acima, você não consegue distinguir qual a parte feita por cada um dos membros do grupo, mas sim percebe-se um trabalho em colaboração.
ResponderExcluirNeste trabalho, realizado pelo o grupo a qual faço parte, procuramos destacar as características da Aprendizagem Colaborativa, visto que se torna um método eficaz e inovador para o ensino atualmente. Eficaz - porque melhora a relação entre os sujeitos envolvidos no processo, uma vez que a negociação e a comunicação são elementos determinantes para o trabalho em grupo. Inovador - porque contrapõe ao modelo tradicional utilizado pelo sistema educacional, convidando o educando a fazer parte de um processo que favorece o trabalho colaborativo de modo que se conquiste objetivos comuns ao grupo, desenvolve o compromisso individual, pois me torno elemento fundamental para o bom andamento do grupo, entre outras características.
ResponderExcluirDeise Rodrigues - Turma "B"
ResponderExcluirVejo a aprendizagem colaborativa como um meio de se trabalhar em equipe, ao mesmo tempo em que há uma troca de conhecimentos pois cada um tem sua individualidade e opiniões. Nos trabalhos feitos em equipe, podemos observar a riqueza de opiniões e contribuições à temática tratada, à exemplos estão nossos trabalhos. Aqui, há troca de conhecimentos e informações.
Entendo essa temática como algo que vai além de aprender, permite o aluno apreender as etapas, processos e finalidades dos conteúdos, estimula ainda, ao exercício da organização, criatividade, comunicação e proatividade. A aprendizagem colaborativa é de fato, uma forma para construir conhecimentos.
ResponderExcluirA aprendizagem colaborativa, relacionada à ideia de se aprender e trabalhar
ResponderExcluirem grupo, busca atingir algo ou adquirir novos conhecimentos, sendo que a base da aprendizagem colaborativa está na interação e troca entre os alunos, com o objetivo de melhorar a competência dos mesmos para os trabalhos colaborativos em grupo. Muito bom...............bastante criatividade. Renata Azevedo Vasconcelos
Turma B Renata Azevedo Vasconcelos
ResponderExcluirLis Maria - Turma "B"
ResponderExcluirAprendizagem colaborativa e ensino virtual: uma experiência no dia a dia de uma universidade a distancia, é importante destacar a coautoria coletiva onde os sujeitos da ação educativa inicialmente assumam a autoria do seu processo de ensino e aprendizagem, onde o professor deixa o seu papel para ser mediador e ser um coautor do processo como os outros participantes.
( LIS MARIA CUNHA CARVALHO SILVA )
O grupo mostrou que a aprendizagem colaborativa se dá através da cooperação para a realização de um trabalho em comum, ou seja, é necessário que as pessoas interajam para atingir um objetivo que não pode ser conseguido de forma individual. No entanto, percebemos que, ainda hoje, muitos indivíduos possuem certa resistência ao se trabalhar desta forma.
ResponderExcluirO modelo de ensino virtual prova por meio da EAD e de outros meios virtuais, que é possível também haver aprendizagem colaborativa. Antes se pensava que isso só acontecia por meio do ensino presencial. Hoje já esta mais que provado que é muito possível a colaboração entre indivíduos em tempo real um contribuindo para o enriquecimento da aprendizagem uns dos outros. (Jeane Bispo, Turma B)
ResponderExcluirAo se pensar em trabalhar numa proposta de aprendizagem como a da
ResponderExcluiraprendizagem colaborativa, Convém, no entanto, lembrar que a Internet poderá ser uma ferramenta para a criação de ambientes motivadores, interativos e colaborativos, mas somente disponibilizar algumas ferramentas como o e-mail, chats, fóruns não significará que os alunos irão compartilhar e estarão trabalhando com base na aprendizagem colaborativa.
Tudo irá depender do projeto organizado pelo professor, da metodologia
utilizada e do direcionamento pedagógico dado ao curso com o auxílio da tecnologia,
porque tal tecnologia por si só, não garantirá a inovação nem a qualidade do ensino.
BOM TRABALHO. Kátia Maria de Brito Cunha turma B
Essa proposta de aprendizagem, dentro de princípios inovadores, permite que os
ResponderExcluirdiscentes, por meio da troca entre pares e também com o docente, via Internet, possam construir conhecimentos coletivamente. Busca-se conceituar a aprendizagem colaborativa, considerando que sua base está na troca e interação entre os envolvidos. Leonice Gomes Cabral turma B
Parabéns aos colegas do grupo, que nos mostraram de uma maneira criativa os principais aspectos da aprendizagem colaborativa . Parabéns!!!
ResponderExcluirO grupo mostrou de uma maneira criativa os principais aspectos da aprendizagem colaborativa. Parabéns!
ResponderExcluirA aprendizagem colaborativa esta relacionada com a colaboracao de alunos a fim de atingir o objetivo de um trabalho que eh a sua conclusai com exito, onde cada um com suas opnioes irao contribuir de forma significante para que isso aconteca. É de extrema importancia para a construcao do conhecimento atividades em grupos como esta.
ResponderExcluirA aprendizagem colaborativa em minha opinião só tem a acrescentar no ensino aprendizagem. Possibilitando o dsenvolvimento da criatividade em sala de aula. Todos devem está aptos as mudanças.
ResponderExcluir