sábado, 12 de abril de 2014

TURMA A: DOCÊNCIA DO ENSINO SUPERIOR
ALUNOS: AMANDA LETÍCIA, JESSICA ALVES E CLODOMIR JUNIOR

 Aprendizagem  colaborativa e ensino virtual: uma experiência no dia-dia de uma universidade a distância.


Segundo Luz M. Zanartu :

"A aprendizagem colaborativa nasce e responde a um contexto sócio-cultural onde se definem o "como aprendemos " ( na rede)".

Afirma Marcy Driscoll e Adriana Vergara que "Para existir uma verdadeira aprendizagem colaborativa ,não somente se requer que trabalhem juntos, mas que cooperem para alcançar uma meta que não se pode alcançar individualmente".
Segue abaixo as principais características da aprendizagem colaborativa : 
  1. Responsabilidade Individual:
 Requer que todos os membros do grupo sejam responsáveis por seu desempenho individual.

     2..Interdependência Positiva:
Interdependência entre os membros do grupo para que possam alcançar a meta comum a todos.

3.Habilidades em Colaboração:

 Conjunto de habilidades necessárias para o bom funcionamento do grupo.

4.Interação Promotora:
 Estabelecer estratégias efetivas de aprendizagem apartir da interação dos membros do grupo.

5.Processo de Grupo:
 Discussão de forma periódica a partir de reuniões para avaliar o funcionamento do grupo, se necessário inserindo mudanças para aumentar a efetividade do grupo. 

Muitos autores e autoras tendem a utilizar como equivalentes as expressões, "aprendizagem colaborativa" e "aprendizagem cooperativa" ,porém são diferentes veja no quadro abaixo:


Características das relações de colaboração:

                                                                  
A INTERATIVIDADE - aumenta a segurança e a autoestima dos indivíduos participantes e incentiva o desenvolvimento do pensamento crítico.

A SINCRONIA DA INTERAÇÃO - reflexão individual e a interiorização do conhecimento adquirido.

A NEGOCIAÇÃO - consenso e acordo necessários para alcançar as metas pactuadas.



Vários sujeitos articulam uma narrativa, sem que haja preponderância de nenhum discurso sobre o outro, ou seja, não há prioridade de autor, de tempo ou de espaço.

 
É classificada em três modelos de comunicação:

Modelo Bancário: o emissor deposita informação no receptor, transmitindo dados e informações que deverão ser reproduzidos.
Modelo Falsamente Democrático: o emissor solicita aos receptores um feedback da comunicação.
Modelo horizontal: professores e alunos são emissores e receptores das mensagens e utilizam diferentes linguagens na troca e na produção de mensagens.

Metodologia e estratégias de aprendizagem colaborativa em uma universidade a distância.

As estratégias que favorecem o trabalho colaborativo na rede são:


Em muitas situações, nós aprendemos melhor junto com outras pessoas e desenvolvemos nossa inteligência mediante as interações com os demais indivíduos e com o mundo que nos rodeia.

Estas questões podem ser comprovadas cotidianamente no trabalho colaborativo que se realiza para o desenvolvimento do software livre, como trabalho coletivo serviu para melhorar o buscador Mozilla ou a plataforma Moodle ou como comunidades virtuais conhecimentos de forma colaborativa por meio da Wikipedia, learningpedia.



11 comentários:

  1. Na universidade a distância o aprendizado é realizado a partir de uma plataforma chamada moodle ou outras, onde neste espaço ocorre troca de aprendizagem com troca de informações nesse ambiente virtual, realizando tira dúvidas, dialogando, questionando, reflexão com objetivo de chegar as suas metas que é o aprendizado. Turma B

    ResponderExcluir
  2. Muito importante e apontam para a necessidade de formação continuada dos
    docentes que atuam nos mais variados cursos oferecidos.

    ResponderExcluir
  3. Atualmente em nossa educação tradicional esta seguindo um novo rumo seja ele na forma de ensinar ou de expor esse ensino, com tudo estamos seguros que podemos ensinar sem perder a essênciae objetivo da educação !

    ResponderExcluir
  4. O grupo mostrou que a aprendizagem colaborativa se dá através da cooperação para a realização de um trabalho em comum, ou seja, é necessário que as pessoas interajam para atingir um objetivo que não pode ser conseguido de forma individual. No entanto, percebemos que, ainda hoje, muitos indivíduos possuem certa resistência ao se trabalhar desta forma.

    ResponderExcluir
  5. Gostei dessa temática, aprendizagem colaborativa permiti-nos até fazer uma certa reflexão acerca dos nossos comportamentos individuais e perceber que com a união e a colaboração de cada um podemos alcançar as metas.
    JANETE PEREIRA NEVES (TURMA B)

    ResponderExcluir
  6. O trabalho sobre Aprendizagem Colaborativa aborda a importância do grupo para o desenvolvimento de cada componente no processo de ensino aprendizagem, que as metas propostas para serem alcançadas exigem além do trabalho em grupo a doação e o conhecimento individual de quem faz parte desde grupo. Cybelle turma A

    ResponderExcluir
  7. O trabalho sobre Aprendizagem Colaborativa aborda a importância do grupo para o desenvolvimento de cada componente no processo de ensino aprendizagem, que as metas propostas para serem alcançadas exigem além do trabalho em grupo a doação e o conhecimento individual de quem faz parte desde grupo. Cybelle turma A

    ResponderExcluir
  8. A aprendizagem colaborativa é um recurso na área de educação, que surge da necessidade de inserir metodologias interativas entre o aluno, ou usuário, em conjunto com o professor para que estabeleçam buscas, compreensão e interpretação da informação de assuntos determinados.
    Daniel, turma:A

    ResponderExcluir
  9. A aprendizagem colaborativa é um recurso na área de educação, que surge da necessidade de inserir metodologias interativas entre o aluno, ou usuário, em conjunto com o professor para que estabeleçam buscas, compreensão e interpretação da informação de assuntos determinados.
    Daniel, turma:A

    ResponderExcluir
  10. Abordagem interessante!
    Desconstrói o conceito equivocado que uma minoria ainda insiste em atribuir à EaD.
    Afinal, o ensino a distância ocorre de forma direcionada, interativa e pré determinada, o aluno necessita ser comprometido com sua aprendizagem e processos avaliativos.

    ResponderExcluir
  11. Com a aprendizagem colaborativa, o grupo discente tem como papel grande expectativa de participação na aula, é mais que trabalhar em grupo, é saber que esse tipo de aprendizagem tem novas e mais dificeis responsabilidades. ALUNA EMANUELA FERRY TURMA A

    ResponderExcluir