FALANDO
UM POUCO SOBRE APRENDIZAGEM COLABORATIVA NO ENSINO VIRTUAL
A
aprendizagem colaborativa nada mais é do que um novo contexto sociocultural
onde se definem o “como aprendemos” (socialmente) e o “onde aprendemos” (na
rede).
Essas
relações de colaboração que se dão nos grupos devem ter 3 importantes
características: Interatividade – a
mediação por um intercâmbio de opiniões e pontos de vista, pela reflexão
recíproca; sincronia de interação – retroalimentação
entre as partes que propicia a motivação mais momentos assincônicos para trazer
a reflexão individual e negociação –
trocas de conhecimento através de acordos necessários para alcançar metas
almejadas.
Existe
a Coautoria Coletiva que possui uma perspectiva hierárquica, onde há a ação de
diferentes autores do processo, onde se caracteriza uma coautoria.
Existe
também, nestes sentidos, a Comunicação Horizontal, a qual pode se classificar
em 3 diferentes modelos: o Bancário – onde o transmissor envia
informações para o receptor; O Falsamente
Democrático – onde embora o transmissor solicite um feedback da comunicação as mensagens que
chegam apenas reforçam o ponto de vista do emissor e o Horizontal – no qual as relações dialógicas se dá em alunos e
professores que são transmissores e receptores das informações e usam
diferentes linguagens na troca e na prodição de mensagens.
Em
meio a todos estes caminhos de aprendizagem colaborativa chegou-se ao ponto de
que os modelos de aprendizagem onde há divisão de tarefas são ainda os mais
usados, os mesmos que perpetuam o arcaico estilo hierárquico das instituições –
ou seja, muitos ainda encontram-se presos no modelo de reprodução, preferem
deixar que perpetue o modelo clássico sempre. Enfim, pretendem pelo estilo
hierárquico.
Valdomiro
Eymar Praeiro Araujo.
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