segunda-feira, 5 de maio de 2014

FALANDO UM POUCO SOBRE APRENDIZAGEM COLABORATIVA NO ENSINO VIRTUAL


FALANDO UM POUCO SOBRE APRENDIZAGEM COLABORATIVA NO ENSINO VIRTUAL

A aprendizagem colaborativa nada mais é do que um novo contexto sociocultural onde se definem o “como aprendemos” (socialmente) e o “onde aprendemos” (na rede).

Essas relações de colaboração que se dão nos grupos devem ter 3 importantes características: Interatividade – a mediação por um intercâmbio de opiniões e pontos de vista, pela reflexão recíproca; sincronia de interação – retroalimentação entre as partes que propicia a motivação mais momentos assincônicos para trazer a reflexão individual e negociação – trocas de conhecimento através de acordos necessários para alcançar metas almejadas.

Existe a Coautoria Coletiva que possui uma perspectiva hierárquica, onde há a ação de diferentes autores do processo, onde se caracteriza uma coautoria.

Existe também, nestes sentidos, a Comunicação Horizontal, a qual pode se classificar em 3 diferentes modelos: o Bancário – onde o transmissor envia informações para o receptor; O Falsamente Democrático – onde embora o transmissor solicite um feedback da comunicação as mensagens que chegam apenas reforçam o ponto de vista do emissor e o Horizontal – no qual as relações dialógicas se dá em alunos e professores que são transmissores e receptores das informações e usam diferentes linguagens na troca e na prodição de mensagens.

Em meio a todos estes caminhos de aprendizagem colaborativa chegou-se ao ponto de que os modelos de aprendizagem onde há divisão de tarefas são ainda os mais usados, os mesmos que perpetuam o arcaico estilo hierárquico das instituições – ou seja, muitos ainda encontram-se presos no modelo de reprodução, preferem deixar que perpetue o modelo clássico sempre. Enfim, pretendem pelo estilo hierárquico.


Valdomiro Eymar Praeiro Araujo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário